Portal Ituiutaba
Menu
  MÉDICOS - HOSPITAIS 
  ESCOLAS 
  GALERIA DE PREFEITOS 
  LEIS 
  ITUIUTABA 
  CULTURA 
  CRÔNICAS 
  UTILIDADE PÚBLICA 
Endereço
Ituiutaba - MG
(034) 99951-9526
Fale Conosco
 
 
 
 
 
Publio Chaves
 
Neste 8 de março de 2018 completou 08 anos que esse
 
ser humano maravilhoso
 
e grande administrador, se encontra lutando pela vida
 
 
 
47.874 visualizações
 
 
 
 
 Prefeito 1997 a 2000 - 2001 a 2004 - 2009 a 2010.
 
O prefeito licenciado de Ituiutaba, Dr. Públio Chaves sempre demonstrou uma vida exemplar em todos os setores: familiar, social, empresarial, esportiva, educacional e política. Nas diversas atividades que exerceu ou que exerce, tem alcançado êxito total, tornando sua existência privilegiada. Iniciou a sua carreira política, seguindo os passos de seu pai, Camilo Chaves Júnior e de Seu avô, Senador Camilo Chaves. Sequenciando, um projeto iniciado por seu genitor na cidade de cachoeira Dourada, candidatou-se ao cargo de prefeito em 1988, alcançando uma grande vitória. A sua atuação naquela pequena cidade foi brilhante. Através de sua atuação como prefeito, conseguiu mudar a vida daqueles moradores nas áreas de saúde, infra-estrutura, saneamento básico, no campo social, mas especialmente na Educação, recebendo do Governo Alemão, o convite para visitar aquele país, onde recebeu o título de “Senhor Educação”, por ter aplicado durante o seu governo mais de 47%, nesta área. Transferiu-se daquela cidade para Ituiutaba, porém, saiu de lá, deixando atrás de si, um rastro vitorioso.  Respeitado e amado por todos. Em Ituiutaba, foi o último prefeito do século XX, o 2º do milênio. E de tal forma foi que se tornou o primeiro prefeito reeleito de Ituiutaba, exercendo o seu segundo mandato como primeiro prefeito do século XXI, do 3º milênio.
Públio Chaves nasceu em Ituiutaba aos 9 dias do mês de fevereiro de 1943, é filho de Camilo Chaves Júnior e Juraci Furtado Chaves. É casado com Marilene Alves Chaves, dessa união tem três filhos. Formou em advocacia na Faculdade de Direito de Uberlândia.
 
O Político Públio Chaves candidatou-se a prefeito de Ituiutaba pelo PMDB, em coligação com os partidos PDT e PSB, sob a denominação de “Ituiutaba vai sorrir de novo”, tendo sido eleito em 03 de outubro de 1996, com 33.793 votos, contra 15.104 votos dos outros dois candidatos, um percentual de 79% dos votos válidos.
 
Como prefeito, foi eleito presidente da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, pelos prefeitos que a integram, em 29 de janeiro de 1999, sendo reeleito para o cargo em 8 de janeiro de 2000. Com uma administração pautada na competência administrativa por ele desenvolvido, foi indicado para a presidência da FEMAM – Federação Mineira das Associações Microrregionais, sendo eleito presidente em 31 de janeiro de 2000. Após o primeiro mandato, foi reeleito em 10 de abril de 2001.
Em julho de 2002, recebeu no Palácio do Itamaraty, das mãos do Presidente República, Fernando Henrique Cardoso, “Menção Honrosa”, pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
No seu primeiro mandato como prefeito, Públio Chaves, no comando da Prefeitura Municipal de Ituiutaba, assumiu a SAE – Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba, que era uma autarquia administrada pela FUNASA.
Com investimentos de 1997 a 2000, da ordem de R$ 6.202.119,56, montante gasto com obras de ligações de água, redes de água, ramais de água, ligações de esgoto, redes de esgoto, ramais de esgoto e com uma das mais importantes obras do seu governo a ERPAI – Estação de Recuperação, Proteção Ambiental de Ituiutaba, responsável pelo tratamento de 70% do esgoto coletado. Nesse mesmo período a SAE obteve o certificado ISO 9000 e, consequentemente, conquistou o certificado ISO 9002, o que comprova sua excelência no tratamento de água.
 
Sua gestão reformou e tombou o prédio da Casa da Cultura e tombou o Teatro Vianinha, foram asfaltadas cerca de 95% das vias públicas da cidade, dotadas de toda infra-estrutura como redes água, esgotos e energia. Foi também feito, excelente trabalho pela Secretaria de Obras, através da Comissão Municipal de Trânsito, quanto à sinalização e colocação de semáforos, construção de rotatórias em todo o perímetro urbano da cidade. O Departamento de Parques e Jardins realiza a manutenção de praças e outros logradouros públicos, tudo isso visando ao bem-estar da população tijucana.
 
Sob o aspecto econômico, a Secretária da Fazenda, Administração e Recursos Humanos, desempenhou um trabalho importante. Durante sua gestão, a SFARH realizou um novo cadastramento imobiliário na cidade, possibilitando uma avaliação da real situação econômica de Ituiutaba. Além de gerar novos impostos mostrou quais as tendências comerciais da cidade, como a produção industrial e o setor da prestação de serviços. Todo esse trabalho gerou um aumento da arrecadação municipal.
Foi também feita, no primeiro mandato, a regularização do pagamento do funcionalismo público que se encontrava com 9meses de atraso. Já no segundo mandato, apesar da crise, o funcionalismo foi pago dentro do mês vigente trabalhado, num valor de R$ 1.000.000,00, gerando um fomento considerado, no comércio local.
O Departamento de Processamento de Dados, implantado na sua administração, cuida do processo de informatização e interligação de todas as secretarias e setores relacionados à administração pública, agilizando os trabalhos e ligações entre os vários setores de sua administração.
Ainda no aspecto econômico, o município de Ituiutaba oferece incentivo na área da fruticultura, tendo como carro chefe, laranja.O governo Públio Chaves oferece também meios para o agricultor encontrar a melhor cultura a que ele se adapta, fornecendo, ainda, preparo do solo e apoio técnico ao produtor.
 
Secretaria de Fazenda (1997 a 2.000)         
 
Adoção de medidas visando à incrementação e ao aumento de receita própria do município, tais como:
- digitação de todas as planilhas oriundas do recadastramento feito pela Secretaria de Planejamento, no cadastro técnico do IPTU;
- setorização do ISSQN, para acompanhamento fiscal;
- inscrição da contribuição de melhoria em Dívida ativa;
- fiscalização efetiva dos Bancos;
- cobrança da Dívida Ativa;
- atualização de dados cadastrais (CPF), endereço;
- reestruturação do layout interno para melhor fluxo das tarefas;
- Implantação de fila única;
- implantação da emissão de carnês com códigos de barra para que os mesmos possam ser quitados em qualquer parte do Território Nacional;
- aquisição de diversos mobiliários substituindo os precários e atendendo às novas necessidades;
- nova sistemática na entrega dos carnês de IPTU, via correios;
- Colocação de bancos de espera e bebedouro para melhor atender aos contribuintes;
- treinamento de funcionários em diversos cursos de reciclagem tanto na área fiscal quanto na tocante ao atendimento;
- implantação do pagamento da folha de pessoal através de cartão eletrônico;
- pagamento dos fornecedores somente por via bancária, através de depósitos em conta;
- entrega da prestação de contas ao TCE através de disquete e atualmente via internet;
- consolidação dos balanços e balancetes do município;
- aprovação das contas da administração, sem restrição, nos exercícios de 1997 e 1998 (exercícios de 1999 e 2000 ainda não foram auditadas);
- prestação de contas mensal e trimestral da movimentação dos recursos da Educação (FUNDEF);
- informatização de toda a movimentação orçamentária, financeira e patrimonial, através da aquisição de mais computadores para o DCF;
- legalização, junto ao CRC-MG, dos funcionários do Departamento;
- realização de audiências públicas, para apresentação dos balanços consolidados, quadrimestralmente, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal;
- publicação e encaminhamento dos relatórios resumidos de execução orçamentária, bimestralmente;
- implantação do empenho global de todos os contratos firmados com a Prefeitura, objetivando um perfeito controle orçamentário.
 
Recursos Humanos
 
O Departamento de Recursos Humanos implantou sistemas informatizados para execução de atividades como folha de pagamento, declaração do IRRF, pagamento de INSS, PASEP. Cadastramento da contas-correntes on line para dos servidores, além do aperfeiçoamento dos colaboradores através de recursos especializados e palestras, e implantação do Plano de Carreira do Magistério.
 
Com o objetivo de atender melhor os contribuintes a administração Públio Chaves informatizou toda a SMFARH e adotou esta sistemática:
 
- Suporte em todos os setores de informática da Secretaria, tanto da parte de software quanto hardware;
- Parcelamento e emissão de boletos bancários dos débitos de IPTU;
- Baixa de todos os tributos recebidos pelas agências receptoras autorizadas pela Secretaria de Fazenda;
- Controlo dos arquivos e cobrança;
- Emissão de notificação de cobrança de tributos municipais;
- Baixa dos títulos depois de negociados;
- Verificação fiscal de fornecedores;
- Emissão de relatório solicitado pelos diversos departamentos da Secretaria;
- Emissão e encaminhamento de listagem dos contribuintes inadimplentes para serem protestados;
- Inscrição da Dívida Ativa, tanto de ISSQN quanto de IPTU;
- Lançamento e emissão de notificação de contribuição de melhoria;
- Parcelamento de contribuição de melhoria;
- Cancelamento de parcelamento para posterior reparcelamento;
- Atendimento a contribuintes;
- Backups diário e semanal de todos os diretórios utilizados pela Secretaria;
- Lançamento de IPTU e ISSQN.
- Melhoria de rede interna de computadores, retirando os antigos cabos coaxiais, e implantando uma rede de para trançado;
- Foram adquiridas mais três máquinas, reformulando fisicamente o arquivo morto, dotando o mesmo de uma nova estrutura.  
 
 
O prefeito Públio Chaves ajudou todas as entidades ligadas ao comércio local de forma geral, dando apoio às campanhas promocionais feitas em datas especiais como Dia das Mães, Natal e outras.
No campo industrial, beneficiou empresas que buscavam se instalarem em um dos parques industriais da cidade (Manoel Afonso Cancella e Antônio Baduy). Criou medidas de isenção de impostos e deu ajuda com mão-de-obra e benfeitorias, como terraplanagem e maquinários cedidos pelo Poder Público, para que estas empresas se instalassem, dando oportunidade, assim, à geração de empregos.
 
Durante todo governo Públio Chaves, foi desempenhado um trabalho na busca de criar novos mecanismos de fomento, como por exemplo, a criação do Banco do Povo, o Banco da Terra. Em parceria com o INCRA, foram desenvolvidos programas de assentamento, doando terras que foram adquiridas pelo INCRA, beneficiando várias famílias de agricultores que não possuíam terras para trabalhar. Com a ajuda da EMMAG foi possível desenvolver um trabalho efetivo na zona rural como conservação de estradas para escoamento de safras. Criou-se também, no período de seu governo, a “Incubadora de Empresas” que agilizou mecanismos para melhor desenvolver as atividades de pequenas empresas, proporcionando o crescimento de Ituiutaba e de suas empresas.
Com o desmembramento da Secretaria de Indústria e Comércio, deu origem a duas novas secretarias: a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e a criação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
No campo industrial mesmo a administração procurando incentivar esse setor, existem alguns entraves de ordem financeira e econômica, que às vezes impede a implantação de novas indústrias. Mas mesmo assim encontrando dificuldades, as indústrias se instalaram na cidade, por exemplo o Frigorífico Bertin, Novartis Seeds (atual Singenta) Laticínio Canto de Minas. Na área comercial foram doadas áreas de terreno no Distrito industrial Manoel Afonso Cancella e Antônio Baduy, para:
- Tricel – Triângulo Construções Elétrica – 8.000 metros quadrados;
- Mult Óleos Vegetais – 19.000 metros quadrados;
- Cerrado Indústria e Comércio Ltda. – 41 mil metros quadrados;
- Frigorífico de Peixes Oliveira e Carvalho – 15 mil metros quadrados;
- Nutrimel Comercial Ltda. – 1.520 metros quadrados.
 
No período de 1.997 a 2.000, a administração desenvolveu o PROMAP, para beneficiar os pequenos e médios produtores agrícolas, com o prepara do solo, doação de adubo, conservação do solo, proteção de mananciais, dando total apoio ao plantio de cana para silagem, nas propriedades rurais. Além de tudo isso, promove a conservação das estradas rurais por intermédio da EMMAG, para escoamento da produção rural.
Na atual administração o agronégocio contribui com 73% do PIB municipal, sendo que só a agropecuária é responsável por 10% do PIB total do município.
 
No período de 1997/2.000 foram atendidos pelo PROMAP 124 produtores; de 1998/1999, 133 produtores; de 1999/2.000, 195 produtores e de 2.000/2001, 175 produtores, num total de 733 hectares assistidos.
 
Oito comunidades foram beneficiadas como o Programa:
Comunidade da Canoa; Córrego do Açude; Campo Alegre; Córrego da Chácara; São Vicente; São Lourenço; Santa Rita. Os benefícios concedidos anualmente são: preparo de solo 300 ha. e adubo 90 toneladas, com um gasto médio de R$ 74.100,00.
A administração tem desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento o programa municipal de energia elétrica, beneficiando 20 moradores no São Lourenço, com a extensão de 13 km de rede, 21 moradores no Córrego de Açude, Canoa, Campo Alegre e São Vicente, num total de 07 km de rede e mais 32 moradores na Santa Rita, Córrego da Chácara, Pântano e Campo Alegre, 13 km de rede, totalizando nas três etapas 73 moradores beneficiados e num total de 33 km de rede.
 
O Programa de Microbacia Hidrográfica desenvolvido no São Lourenço beneficiou:
 
1ª etapa de 1997/1998 – 585 há;
2ª etapa de 1998/1999 – 450 há.
 
A Secretaria de Agricultura cadastrou 65 produtores de hortaliças, e adquiriu uma pequena frota de mine tratores destinadas ao cultivo de hortaliças, tos esses fatos que deram origem a formação da COOPERVAT – Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Vale do Tijuco.
 
Através do Banco da Terra Implantado no município graças ao interesse do prefeito Públio, já foram assentadas três associações: Associação de dos Agricultores Souza Santos, beneficiando 18famílias;
Associação dos Produtores Rurais do Córrego dos Pilões, beneficiando 10 famílias;
Associação Unidos do Santo Antônio, beneficiando 11 famílias.
 
Mais três associações estão em processo de assentamento, com o s projetos já aprovados:
Associação dos Agricultores Familiares do Vale da Esperança beneficiará seis famílias;
Associação dos Agricultores Familiares do Pontal beneficiará 28 famílias;
Associação dos Agricultores Familiares do Pontal 2, beneficiará oito famílias.
 
Durante os dois mandatos do prefeito Públio Chaves, as estradas rurais do município mereceram atenção especial, com a aquisição de patrulha mecanizada foi possível patrolar, encascalhar, fazer curva de nível e bolsões para tirar enxurrada das principais estradas, reformar e construir pontes e mata-burros das regiões do São Lourenço, Santa Rita, pontinhas, Divisa, Rio da Prata, Salto, Divisa, Córrego da Chácara, Campina Verde, Córrego do Açude, Canoa, Baixadão, Baú Velho, Três Vendas, Serra da Aroeira, Bauzinho, Bastos, Ritirinho, dentre outras.
 
O prefeito preocupado com os moradores dos bairros implantou nos seus dois mandatos no comando da municipalidade, um programa especial de pavimentação de bairros, asfaltando 43 bairros e recapeando grande parte do centro.
De janeiro de 1997 até 31 de dezembro de 2004, foram pavimentados 1.128. 204,75 metros quadrados de asfalto.
 
Foram recapeados mais de 398,234,78 metros quadrados de pavimento, no centro e em algumas ruas dos bairros Progresso, Junqueira, Platina, Natal, Independência.
 
Meio Fio e Sarjeta - 250,105,20 ml
 
Rede Pluvial / Drenagem – 16.186,00 ml
 
SEGUNDO MANDATO DO PREFEITO PÚBLIO CHAVES - 2001 A 2004.
 
O prefeito tocador de obras incrementando ainda mais o seu governo, numa pareceria da Prefeitura e o Grupo João Lira, da Triálcool, ampliou e reformou a pista do aeroporto Tito Teixeira, de 1.200 metros, passou para 1.800 metros de comprimento, por 30 de largura.
 
Construiu nas escolas municipais 10 quadras poliesportivas cobertas, propiciando aos alunos a prática de esportes especializados, como voleibol, handebol, basquete e futsal.
 
Construiu e reformou várias escolas na cidade e na zona rural, destacando-se:
- Escola Municipal Bernardo José Fraco, São Lourenço;
- Escola Municipal Quirino de Morais – Campo Alegre;
- Reforma e construção de salas de aula na EMMA;
- Construção de refeitório da EMMA;
- Reforma e ampliação da Escola Manoel Alves Vilela;
- Reforma e Ampliação da Escola Professor Francisco de Lorena – Vila Miisa;
- Reforma e ampliação da Escola M. Tancredo de Paula – B. Gardênia;
- Reforma e ampliação da Escola M. Hugo de oliveira Carvalho
- Reforma e ampliação da Escola M. Aida Andrade Chaves – B. Satélite Andradina;
- Reforma e ampliação da Escola Municipal Agrícola – Córrego do Açude;
- Reforma e ampliação da Escola M. José Arcênio de Paula – Córrego da Chácara.
- Construção de creche, anexa a escola Ainda Chaves – B. Satélite Andradina;
- Reforma e ampliação da Escola Sarah Feres.
- Criação do CEMAP – Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores;
- Municipalização das escolas Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva (1ª a 4ª) e Escola Estadual Padre João Avi (Hoje Escola municipal Manoel Alves Vilela);
- Construiu a Escola Municipal Nadime Derze, no Bairro Jerônimo Mendonça;
- Transporte de 9.800 alunos/dia para as escolas estaduais e municipais, do ensino médio, fundamental e infantil, nos três turnos;
- Conservatório Estadual de Música Dr. José Zoccoli de Andrade, conseguido durante seu primeiro mandato;
- Implantação do curso Pré-Vestibular em 16/03/98, na Escola Municipal Machado de Assis, em parceria com ISEPI/16ª SER, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares.
 
Saúde
 
A administração Públio Chaves se destacou na área de saúde, com a construção de duas Unidades de Saúde, uma situada no Bairro Independência – Unidade de Saúde 1 “Carlos Modesto dos Santos”, responsável por tratamento especializado de doenças e Unidade de Saúde 2 “Pelina Novaes”, destina-se ao tratamento de crianças e gestantes, situado no Bairro Progresso.
 
Implantou cinco unidades do Programa de Saúde da Família (PSF):
 
Jardim do Rosário, Novo Tempo 2, Alvorada, Caic e Novo horizonte, cobrindo mais de 20% da população com atendimento à campo, com visitas domiciliares, educação em saúde, reuniões e caminhadas, com o médico da família, enfermeiros e agentes de saúde, com atendimento semanal de 40 horas.
Reformou e ampliou o Posto de Saúde do Bairro Jardim do Rosário, hoje sede do PSF; posto de Saúde Natal, Platina, Tupã, Pirapitinga, Sol Nascente 2, Maria Vilela e Caic.
Alugou o prédio onde funcionava o Hospital São Judas Tadeu e implantou o Hospital e Pronto Socorro Municipal “Darci Furtado”, tirando o PS do porão do Hospital São José.
 
Implantou diversos programas de saúde e tem atendimento nas seguintes áreas - Clínica médica; Cardiologia, Neurologia; Psiquiatria, Urologia; Ortopedia; Ginecologia, Obstetrícia, Dermatologia; Otorrinolaringologia e Psicologia, dentre outros atendimentos.
 
O prefeito Públio Chaves preocupado em realizar obras que engrandecem aqueles delas usufrui, projetou e iniciou, a construção do lago Camilo Chaves Neto, próximo aos bairros, Natal, Jerônimo Mendonça e Novo Tempo 2. Além de ser uma conquista na área de lazer e turismo, será sem dúvida um grande reservatório de água para a cidade.   
O governo Públio Chaves mantém, desde o início de seu primeiro mandato, em plena atividade, o Departamento de Desenvolvimento Social, comandado pela primeira dama, Marilene Alves Chaves. O DDS desenvolve amplos projetos na área social, beneficiando crianças e adolescentes, com vários programas implantados, os quais visam minimizar o sofrimento de famílias carentes. Dentre estes projetos desenvolvidos estão: Zona Azul, Eu Faço Arte, arte e Cidadania, Páscoa para Todos, Nata das Creches, Sou Idoso, Sou Feliz, Mostra de Artesanato, Arte Solidária, Jardineiro Mirim.
No comemorar do centenário de ituiutaba, o prefeito Públio Chaves, inaugurou o marco do centenário na Av. Minas Gerais com Rua 18 e deixou gravado na placa de inauguração esse texto:
 
Ituiutaba comemora o centenário e desperta para o novo século consciente de sua força, do futuro radiante e do destino histórico.
Acredito que todos os ituiutabanos, através do trabalho e da solidariedade, possam fazer do terceiro milênio uma época de progresso, amor, compreensão, luz e paz para toda a humanidade.
Torna-se importante deixar aos pósteros o exemplo de um município atento às necessidades comunitárias, alicerçado na consciência da lei e da liberdade e na comunhão dos mais nobres ideais.
 
Obras que marcaram a administração Públio Chaves:
 
- Construídos 1 milhão e 128 mil m2 de asfalto
- Foram recapeados 398.234,78 m2 de asfalto
-Transposição das águas do Rio Tijuco para o São Lourenço
- 43 bairros receberam pavimentação asfáltica
- Extensão de 250.105,20 ml de meios-fios e sarjetas
- 100% de energia elétrica no perímetro urbano
- 9.800 alunos são transportados todos os dias
- 100% da população recebe água tratada em suas casas
- 98% de esgoto sanitário coletado e 70% de esgoto tratado
- Construídos 49.895,00 ml de esgoto sanitário
- Estendidos 53.763,00 ml de redes de água
- 540 mil pessoas atendidas nas unidades de saúde em 2004
- Treze pontes construídas no perímetro urbano
- 2.045 famílias atendidas pelo Progrma Bolsa Escola
- R$ 2.630.000,00 investidos na aquisição de veículos máquinas
- Construídas 10 quadras poliesportivas cobertas e mais 2 projetadas
- Milhares de crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos
programas do Departamento de Desenvolvimento Social
- Pagamento de salários e fornecedores em dia
- Apoio aos produtores rurais para crescimento da produção agrícola
- Apoio e incentivo às empresas e crescimento da oferta de empregos
- 98.256,17 mil m2 de áreas cedidas para instalação de empresas
- Bolsas de estudo para estudantes carentes (PREVESTI)
- CEMAP ministrou 100 cursos de reciclagem de professores e diretores de escolas municipais, estaduais e particulares de Ituiutaba e região
- Menção Honrosa pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, solenidade em Brasília – Palácio Itamaraty
- Construídas duas Unidades de Saúde, no setor Sul e no Bairro Progresso
- Aterro Sanitário (Estação de Tratamento de resíduos Sólidos)
- Foram implantados cinco PSF (Programa de Saúde da Família)
- Instituiu a Carta do Sol
 
Por todos esses feitos conquistados pelo povo, através da capacidade impar de governar de Públio Chaves, seu nome sempre haverá de estar entre os grandes homens que fizeram desta terra de São José do tijuco, um marco de desenvolvimento, vocacionados pelo trabalho empreendedor, marcaram nos anais da história, a sua passagem realizadora, de obras e feitos que mudaram os rumos da pequena Vila Platina, transformada na grande e desenvolvida metrópole do Pontal do Triângulo Mineiro “Ituiutaba”. Muito obrigado Públio Chaves. Muito obrigado agentes executivos e prefeitos que construíram e constroem a grandeza desta terra generosa e abençoada, banhadas pelas águas turvas do Rio Tijuco.
 
TERCEIRO MANDATO
 
Com o Slogan: “o Povo na prefeitura”, Públio Chaves disputou e saiu vitorioso nas eleições de 5 de outubro de 2008, conquistando mais uma vez o comando da Prefeitura de Ituiutaba. Vai governar de 2 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.
Sua principal meta nesse 3° mandato é a valorização do ser humano. Até instituiu um novo Slogan para sua terceira administração:  "Crescer e Valorizar, as Pessoas".
Para que o slogan de sua administração realmente fosse o retrato de seu governo, o prefeito não perdeu tempo, elaborou e mandou para Câmara Municipal um projeto criando a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), instrumento de promoção da pessoa humana estabelecendo mecanismo para implantar projetos que realmente promovam a inclusão social. 
Além disso, o prefeito Públio Chaves iniciou uma perigrinação em Belo Horizonte e Brasília, mantendo contato permanente com deputados estaduais e federais, senadores, governador, Aécio Neves, vice-presidente da república, José Alencar e com o próprio presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em busca de benefícios que promovessem o desenvolvimento desta terra de São José do Tijuco, sua cidade natal. 
Mantendo um bom relacionamento, nas duas esferas, estdual e federal, o prefeito iniciava processo para construir em Ituiutaba, casas populares para atender famílias que ganham de 1 a 3 salários mínimos. Logrou êxito, pois nos meados de 2009, ano que iniciou o seu terceiro mandato no comando do Município, consguiu junto ao  governo Federal, a construção de centenas da casas populares, do Programa "Minha Casa Minha Vida, totalizando 1.328 unidades habitacionais, financiadas pela Caixa Econômica Federal, conjuntos Buritis e Canaã 1 e 2, além de ter conseguido também a construção de unidades para pessoas carentes, desprovidas de maiores recuros financeiros, do Ministério de Desenvolvimento Social, 84 casas populares do Residencial Tupã.
Junto ao Governo Estadual, Programa Lares Gerais, conseguiu junto a COHAB/MG, a construção de 232 unidades, no Residencial Carlos Dias Leite, casa estas programadas para serem entregues em 2010. Outro grande iniciativa do prefeito Públio Chaves e de seu vice-prefeito, Luiz Pedro, foi consguir junto ao governo federal, a fundo perdido recursos da ordem de quase R$ 6.000.000,00  para canalização do Córrego São José, numa extensão de 584 metros lineares, canalização esta da Rua 38 até a Av. Minas Gerais, obra prevista para ser entregue em 10 meses, iniciada  nos meados de  abril  de 2010. Reabertura do 2º grau na Escola Municiapal Machado de Assis (EMMA), com a construção de 8 salas de aula para abriga-lo. Recapeamento asfáltico de 150 mil metros quadrados de asfalto em ruas que já não comportava mais a operação tapa buraco. Implantação do projeto excelência em etanol em parceria Governo Federal, Governo Estadual, Prefeitura, UFU e CNAA.
Públio Chaves continuou sua administração até que no dia 8 de março de 2010, na inauguração de outra grande conquista de seu governo, a inauguração do IFTM -  Instituto Federal do Triângulo Mineiro, sofreu infarto agudo do miocárdio, tendo que se licenciar para tratamento de saúde, assumindo o comando do município, o vice-prefeito, Dr. Luiz Pedro Corrêa do Carmo.  
 
                                                               
 
                                                                  
    
  
 
Pesquisa simples
  Digite a palavra:

 
Escolha o departamento:
Receber boletins
Digite seu nome:
Digite seu e-mail: