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Prefeito David Gouveia

 

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David Ribeiro de Gouveia 

Prefeito 1952 a 1955

O Prefeito Dr. David Ribeiro de Gouveia nasceu em Ituiutaba, em 4 de junho de 1910. Seus pais eram Joaquim Antônio de Gouveia e Dona Olívia Cândida de Azambuja. Formou-se médico em 1939, pela Universidade Federal de Medicina do Rio de Janeiro.
Em 1945, fundou em Ituiutaba o Hospital São Joaquim (atual Mater Dei), que presta serviços à população Tijucana até os dias atuais. Neste mesmo ano, casou-se com Dona Ruth Márquez Gouveia, tendo cinco filhos: Magda Gouveia Guimarães, Evandro Márquez Gouveia, Elizabeth Gouveia Alves, Lívia Gouveia da Costa e David Ribeiro de Gouveia Filho. Possuem 11 netos.
Dr. David Ribeiro de Gouveia foi eleito vereador por dois mandatos. Também foi prefeito por duas vezes.
Foi empossado Prefeito de ituiutaba em 1° de janeiro de 1952, pela União Democrática Nacional (UDN), sendo seu Vice-Prefeito o Dr. José Vilela Morais (Dr. Juquinha) e tendo como secretário geral o senhor Antônio Cardillo.
Podemos mostrar através de seus trabalhos realizados, o quanto foi dinâmica sua administração:
·        Lei nº. 119 que dispunha da criação de quatorze escolas na zona rural;
·        Construção da “Rodovia da Libertação”, ligando Ituiutaba a Bastos, alcançando São Paulo e Cuiabá;
·        Renovação da rede de distribuição de água;
·        Construção da rede fluvial da cidade;
·        Novas rodovias para Capinópolis e ipiaçu;
·        Construção de ponte de concreto no Ribeirão dos Baús;
·        Duplicação da área de calçamento;
·        Construção da escola rural da Baixadinha;
·        Construção da Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena;
·        Perfuração de 12 (doze) poços tubolares;
·        Reformas:
- Fórum
- Grupo Escolar João Pinheiro;
         - Pontes do rio Tijuco e do rio da Prata;
         - Calçamento para o aeroporto;
         - Planta cadastral de um plano diretor da cidade    
         - Lei 190, autoriza vender terrenos municipais, em concorrência pública (60 meses para pagar) e hasta pública (leilão) em até 18 meses para
           pagar.
         - Construção do prédio da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal.
 
 
 Sede da Prefeitra inaugurada em 1955
 
Ituiutaba se destacava na cultura do arroz, sendo conhecida nacionalmente como “Capital do Arroz” (ARROZCAP).
Devido a este destaque houve, na época, um grande fluxo migratório de nordestinos para o município, quando expandiu o comércio local.
O distrito industrial ganhou força com a solução do problema de energia que era, então, fornecida pela Empresa Luz e Força Ituiutabana (ELFISA), definindo então, o rumo da sua economia.
O prefeito David Gouveia, católico praticante, ajudava não só a Igreja Católica, mas também as outras religiões, tais como: o Espiritismo e a Igreja Batista.
 
 
2° Mandato 1959 a 1962
 
O Dr. David Ribeiro de Gouveia foi eleito prefeito para o segundo mandato, em 03/10/58, com 7.954, pela União Democrática Nacional (UDN), sendo empossado em 1° de janeiro de 1.959 e tendo como Vice-Prefeito Samir Tannús com 7.280 votos, em votação direta (o vice era também votado, podendo ser de outro partido, fazia-se coligação) pelo PSD (Partido Social Democrático).
Participaram da gestão de David Gouveia:
 
 -Secretário da Prefeitura: Antônio Cardillo;
 - Chefe de Obras: Engenheiro Jerônimo Gouveia Franco;
 - Tesoureiro: Mário Calil;
 - Chefe de Serviço de Estradas: Benedito Marchiori;
Na gestão do Dr. David Ribeiro de Gouveia foram eleitos dois deputados estaduais:
  
 - Luiz Alberto Franco Junqueira, pela coligação UDN, PSD e PSP - que era seu partido.
- Daniel de Freitas Barros, eleito pelo PTB.
Além dessa administração, Dr. David Ribeiro de Gouveia foi prefeito no período de 1952 a 1955.
[Foi vereador por duas legislaturas, na gestão dos prefeitos: Antônio Souza Martins e Samir Tannús]- onde exerceu a presidência da Câmara, por mais uma vez.
Seu partido político era a UDN- União Democrática Nacional. No período de seu mandato, as suas realizações eram baseadas em leis e decretos-leis.
O prefeito Dr. David preocupou-se muito com a urbanização, principalmente calçamento, havendo assim um expansão da cidade de Ituiutaba.
A pavimentação de logradouros públicos em administrações anteriores a do Dr. David resultou em
110.700 metros quadrados, cifra considerável, mas que representava parcela diminuta em vista das exigências locais. A administração do Dr. David procurou intensificar, primeiramente, a pavimentação das três saídas mestras da sede municipal, que eram:
 
·        Saída Leste, pavimentada através da Vila Progresso até as proximidades da CASEMG, via que se enriqueceu ainda com a construção de uma ponte mista na avenida 11, sobre córrego Sujo.
·        Saída Sul, pavimentada graças ao prolongamento da rua 22, atingindo com o calçamento, as vilas Alcides Junqueira e Independência, a sede campestre do Ituiutaba Clube e chegando a até à Vila Tupã.
·        Saída Oeste, além de ganhar mais duas pontes sobre o córrego Pirapitinga, uma na avenida 11 e outra na avenida 17, que foi calçada até o aeroporto, cruzando em seu percurso, as Vilas Platina, Marta Helena e Guimarães.
Após a pavimentação destas saídas, prosseguiu-se o calçamento da área urbana da cidade.
Cerca de 68.500 metros quadrados foram calçados pela administração pública até o ano de 1961.
Os proprietários de logradouros beneficiados nem sempre reembolsavam com rapidez o benefício recebido, fato que demonstrava não ser tão fácil realizar serviços públicos, contando com a colaboração do contribuinte.
Quanto à urbanização, além da abertura e pavimentação da avenida 11, no quarteirão entre as ruas 18 e 20 e de alargamento da avenida 7, que contribuiu para desafogar o trânsito de veículos na zona central, melhorando ainda a sua fisionomia urbana. A administração pública promoveu a construção da praça Cônego Ângelo.
Dentro ainda do plano da construção desta praça, a prefeitura adquiriu da Paróquia de São José a área de 3.769 metros quadrados, a fronteira à matriz.
 Pode ainda ser incluído neste tópico sobre urbanismo, os esforços que se desenvolveram em prol da ampliação e pavimentação do aeroporto Tito Teixeira, cujo processo de realização foi seriamente prejudicado pela crise pela qual atravessava o país. Os planos, com tudo, continuaram sendo elaborados, um trabalho de colaboração entre a prefeitura e a secretaria estadual de aviação e obras públicas. Logo que ficasse pronto o projeto em questão, seria possível a doação à aeronáutica, da área necessária após o que se poderia requerer a construção, com verbas federais.
Promoveu ainda a prefeitura, em estreita colaboração com a ELFISA, um substancial ampliação do serviço de iluminação pública e o prefeito David Gouveia também autorizou a assinatura de contrato para iluminação do então distrito de Ipiaçu-MG.
O prefeito David Gouveia preocupou-se muito com a manutenção de estradas e caminhos. Além da aquisição e da reforma de máquinas, a prefeitura montou uma oficina mecânica própria, que tornaram mais rápidos e mais baratos os concertos em seus veículos e maquinas.
Paralelamente, o serviço de terraplanagem de estradas e caminhos, de efeito provisório, que se repetiam com freqüência, tinha a prefeitura procurado executar serviços mais duradouros, ora por conta própria, ora com a colaboração dos proprietários ou com o estado. Nas vias de comunicação que se estendiam além do Rio da Prata, foram construídos vários aterros, dentre eles um dentro da vila de Gurinhatã, outro no Ribeirão de São Jerônimo, e nos dois lados da ponte do Rio da Prata, esta também construída num trabalho de colaboração entre a prefeitura, o estado e os produtores.
O corte da Serra dos Patos foi reconstruído e revestido de cascalho, enquanto um parte da estrada foi construída a outra reconstruída na zona da Pratinha, ficando aberta outra via de acesso ao município de Santa Vitória, percorrida pelos ônibus de carreira.
Construiu a estrada nova, ligando a estrada do São Lourenço ao município de Prata.
Uma das vias de comunicação de maior tráfego do município era a ligação Ituiutaba-Ipiaçu, que era também um dos poucos meios de acesso ao estado de Goiás, através de Quirinópolis. Exigindo cuidados permanentes de terraplanagem, ensaibramento e drenagem, a estrada em questão, para que continuasse sendo utilizada, recebeu ainda várias outras obras executadas pela prefeitura, tais como: Ponte, Bueiro do Ribeirão do Pontal, no trecho Ipiaçu-Porto do Gouveinha e grande aterro recobrindo e firmando parte das pantanosas margens do mesmo Ribeirão. A obra só foi possível de realizar passou a contar com a “Showell”. Assim foi possível assegurar o tráfego de Ituiutaba-Ipiaçu-Goiás, de vital importância para toda região.
Tinha mantido a prefeitura, permanente contato com os departamentos estadual e federal de estradas de rodagem a fim de assegurar a construção e asfaltamento da rodovia MG-176, ligando Ituiutaba a Capinópolis e da rodovia BR-71 (hoje BR-365), no trecho entre o Trevo-Ituiutaba-Canal de São Simão, trabalho que se estendia a uma intensa colaboração para facilitar a instalação e as atividades das firmas empreiteiras das citadas rodovias: A Minasco, a Pires e Albuquerque e a Paviterrana.
É oportuno repensar, a respeito da ponte do Rio da Prata que a prefeitura, além do trabalho desenvolvido junto aos fazendeiros, industriais e comerciantes que concorreram com empréstimo para sua conclusão, concorreu com 60 trabalhadores durante cinco dias e cinco noites, entrando ainda com transporte, com parte do material e com a construção de seus dois aterros, dando, outro sim, colaboração financeira, com o pessoal e transporte, para a construção das pontes do Salto.
Para desenvolver tão intensa atividade na abertura, conservação e melhoria das estradas, teve a prefeitura e contar com equipamentos à altura. Foram adquiridos nesta gestão: um trator de esteira, marca “KT-SO-P2” , importado da Alemanha Oriental, através de convênio entre o Instituto Brasileiro do Café e a Associação Brasileira dos Municípios, ficando para a prefeitura em apenas um milhão e quinhentos mil cruzeiros, pagáveis em 5 anos; um trator marca “Oliver” equipado com pá carregadeira por Cr$ 4.760.000,00; um caminhão basculante “Ford F-600” e promoveu a reforma completa do trator “Caterpiller” e da moto niveladora “Allis-Chalmers”, a primeira classe dessas máquinas adquiridas na gestão anterior do prefeito Dr. David.
Além desse material, servindo no setor rodoviário, adquiriu a prefeitura uma perua rural Willys, um caminhão basculante para o transporte do lixo, unidade equipada com coletor de lixo.
Um dos problemas mais difíceis com que a cidade vinha se debatendo, principalmente em vista de seu vertiginoso crescimento, era do abastecimento d’água, para o qual se buscava uma solução foi elaborado, mediante convênio entre a, prefeitura e Fundação Sérvio Especial de Saúde Publica (FSESP).O prefeito Dr. David autorizou a construção de varias escolas rurais.
Preocupou-se também com a manutenção de cerca de meia centena delas e também da Escola Noturna “Machado de Assis”. Criou o cargo de bibliotecário.
Foi firmado convênio com a CARRPE (Companhia de Recuperação e Restauração de Prédios Escolares) para reforma do Colégio “João Pinheiro”; doou um imóvel situado na vila Natal, com área de 5200 metros quadrados, para a construção de uma escola e firmado convênio com a Secretária Estadual da Educação, para que se realizasse nesta cidade, um curso intensivo de férias, com o fito de proporcionar às professoras municipais, o melhor meio de se aperfeiçoarem, de forma a que ficassem em condições de ministrar ensino mais eficiente.
O prefeito David adquiriu vários livros para a biblioteca.
Outra iniciativa digna de mérito da prefeitura, em 1961, foi a assinatura de um convênio com a Campanha Nacional de Merenda Escolar, mediante o qual a Municipalidade tinha recebido farta contribuição de leite em pó para distribuição entre os alunos das escolas municipais, o que concorreu para a melhoria da saúde da infância escolar, tendo refletido no melhor aproveitamento das lições ministradas.
Com a completa paralisação das atividades do Distrito Florestal sediado nesta cidade, a prefeitura tomou a seu cargo, a manutenção do horto existente, passando a produzir mudas ornamentais para a arborização da cidade e mudas de essências nobres, ou seja, de madeira de lei, para distribuição, às dezenas de milhares, entre os proprietários rurais, estimulando assim, com os mais proveitosos resultados, o reflorestamento do município.
Construiu no município, o reclamado “stand” do Tiro de Guerra N° 58, e proporcionou também outras melhorias naquela dependência, tais como, a sua arborização e ajardinamento.
Fez sua administração publica, por iniciativa do Executivo e da Câmara, as seguintes doações:
·        Área para a construção do abrigo para a velhice desamparada.
·        Área para a construção da Casa da Criança.
·        Área para Loja Maçônica Ciência e Trabalho construir um albergue noturno.
·        Área para a Associação dos Trabalhadores de Ituiutaba construir sua sede social
·        Área para a Paróquia de São José construir escola primária.
·        Área para a construção da cadeia pública (1500 metros quadrados).
·        Área para instalação da usina de beneficiamento de algodão da CAMIG.
A prefeitura adquiriu o relógio de 4 faces, destinado à torre da Igreja Matriz de São José, permutando também um área com o Palmeira Clube, cujo campo passou ao domínio municipal para a localização do Mercado e da Estação Rodoviária.
Entre os municípios mineiros de maior poder econômico, Ituiutaba estava em 7° lugar. O prefeito David Gouveia autorizou a inscrição de Ituiutaba na Associação Brasileira dos Municípios e inscreveu o município como sócio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
Durante a gestão de David Gouveia, foi inaugurada em Ituiutaba uma das maiores unidade armazenadoras de ensilagem da CASEMG; foi instalado o Posto de Saúde de ituiutaba, sendo que a prefeitura ajudou com verbas para a construção do mesmo; foram fundadas diversas associações profissionais no município; inaugurada uma filial da cooperativa dos produtores de suínos do Vale do Paranaíba e instalada, anexa, uma fábrica de ração balanceada na Avenida 25; foi inaugurada a Rádio Difusora em 1959 e foi instalado o primeiro telefone automático.
Em 1960, a prefeitura concedeu verbas para o prosseguimento das obras da construção do Hospital São José; para ampliação do Asilo de Dementes José Dias Machado (hoje Sanatório José Dias Machado); para construção do Orfanato da Sociedade de Senhoras de Proteção à Infância de Ituiutaba; para a ampliação da escola Presbiteriana; e construção de escola da Igreja Evangélica “Assembléia de Deus”.
“Um defensor intransigente do progresso e futuro de Ituiutaba”.

Dr. David Ribeiro de Gouvia deixa seu nome registrado na história desse município, sendo considerado um dos melhores prefeitos que já administrou essa cidade. Reconhecido como um dos bem feitores da classe menos favorecida, pois foi em seu governo que se criou a Lei 190, possibilitando as pessoas pobres comprar um lote de terreno de propriedade do município e poder construir sua casinha. Além de ter alargado os horizontes do município, pois construiu estradas ligando-nos aos municípiuos vizinhos.

 
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