Prefeito David Gouveia
28.753 visualizações
David Ribeiro de Gouveia
Prefeito 1952 a 1955
O
Prefeito Dr. David Ribeiro de Gouveia nasceu em Ituiutaba, em 4 de
junho de 1910. Seus pais eram Joaquim Antônio de Gouveia e Dona Olívia
Cândida de Azambuja. Formou-se médico em 1939, pela Universidade Federal
de Medicina do Rio de Janeiro.
Em
1945, fundou em Ituiutaba o Hospital São Joaquim (atual Mater Dei), que
presta serviços à população Tijucana até os dias atuais. Neste mesmo
ano, casou-se com Dona Ruth Márquez Gouveia, tendo cinco filhos: Magda
Gouveia Guimarães, Evandro Márquez Gouveia, Elizabeth Gouveia Alves,
Lívia Gouveia da Costa e David Ribeiro de Gouveia Filho. Possuem 11
netos.
Dr. David Ribeiro de Gouveia foi eleito vereador por dois mandatos. Também foi prefeito por duas vezes.
Foi
empossado Prefeito de ituiutaba em 1° de janeiro de 1952, pela União
Democrática Nacional (UDN), sendo seu Vice-Prefeito o Dr. José Vilela
Morais (Dr. Juquinha) e tendo como secretário geral o senhor Antônio
Cardillo.
Podemos mostrar através de seus trabalhos realizados, o quanto foi dinâmica sua administração:
· Lei nº. 119 que dispunha da criação de quatorze escolas na zona rural;
· Construção da “Rodovia da Libertação”, ligando Ituiutaba a Bastos, alcançando São Paulo e Cuiabá;
· Renovação da rede de distribuição de água;
· Construção da rede fluvial da cidade;
· Novas rodovias para Capinópolis e ipiaçu;
· Construção de ponte de concreto no Ribeirão dos Baús;
· Duplicação da área de calçamento;
· Construção da escola rural da Baixadinha;
· Construção da Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena;
· Perfuração de 12 (doze) poços tubolares;
· Reformas:
- Fórum
- Grupo Escolar João Pinheiro;
- Pontes do rio Tijuco e do rio da Prata;
- Calçamento para o aeroporto;
- Planta cadastral de um plano diretor da cidade
- Lei 190, autoriza vender terrenos
municipais, em concorrência pública (60 meses para pagar) e hasta
pública (leilão) em até 18 meses para
pagar.
- Construção do prédio da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal.
Sede da Prefeitra inaugurada em 1955
Ituiutaba se destacava na cultura do arroz, sendo conhecida nacionalmente como “Capital do Arroz” (ARROZCAP).
Devido
a este destaque houve, na época, um grande fluxo migratório de
nordestinos para o município, quando expandiu o comércio local.
O
distrito industrial ganhou força com a solução do problema de energia
que era, então, fornecida pela Empresa Luz e Força Ituiutabana (ELFISA),
definindo então, o rumo da sua economia.
O
prefeito David Gouveia, católico praticante, ajudava não só a Igreja
Católica, mas também as outras religiões, tais como: o Espiritismo e a
Igreja Batista.
2° Mandato 1959 a 1962
O
Dr. David Ribeiro de Gouveia foi eleito prefeito para o segundo
mandato, em 03/10/58, com 7.954, pela União Democrática Nacional (UDN),
sendo empossado em 1° de janeiro de 1.959 e tendo como Vice-Prefeito
Samir Tannús com 7.280 votos, em votação direta (o vice era também
votado, podendo ser de outro partido, fazia-se coligação) pelo PSD
(Partido Social Democrático).
Participaram da gestão de David Gouveia:
-Secretário da Prefeitura: Antônio Cardillo;
- Chefe de Obras: Engenheiro Jerônimo Gouveia Franco;
- Tesoureiro: Mário Calil;
- Chefe de Serviço de Estradas: Benedito Marchiori;
Na gestão do Dr. David Ribeiro de Gouveia foram eleitos dois deputados estaduais:
- Luiz Alberto Franco Junqueira, pela coligação UDN, PSD e PSP - que era seu partido.
- Daniel de Freitas Barros, eleito pelo PTB.
Além dessa administração, Dr. David Ribeiro de Gouveia foi prefeito no período de 1952 a 1955.
[Foi
vereador por duas legislaturas, na gestão dos prefeitos: Antônio Souza
Martins e Samir Tannús]- onde exerceu a presidência da Câmara, por mais
uma vez.
Seu
partido político era a UDN- União Democrática Nacional. No período
de seu mandato, as suas realizações eram baseadas em leis e
decretos-leis.
O
prefeito Dr. David preocupou-se muito com a urbanização, principalmente
calçamento, havendo assim um expansão da cidade de Ituiutaba.
A pavimentação de logradouros públicos em administrações anteriores a do Dr. David resultou em
110.700 metros quadrados,
cifra considerável, mas que representava parcela diminuta em vista das
exigências locais. A administração do Dr. David procurou intensificar,
primeiramente, a pavimentação das três saídas mestras da sede municipal,
que eram:
· Saída
Leste, pavimentada através da Vila Progresso até as proximidades da
CASEMG, via que se enriqueceu ainda com a construção de uma ponte mista
na avenida 11, sobre córrego Sujo.
· Saída
Sul, pavimentada graças ao prolongamento da rua 22, atingindo com o
calçamento, as vilas Alcides Junqueira e Independência, a sede campestre
do Ituiutaba Clube e chegando a até à Vila Tupã.
· Saída
Oeste, além de ganhar mais duas pontes sobre o córrego Pirapitinga, uma
na avenida 11 e outra na avenida 17, que foi calçada até o aeroporto,
cruzando em seu percurso, as Vilas Platina, Marta Helena e Guimarães.
Após a pavimentação destas saídas, prosseguiu-se o calçamento da área urbana da cidade.
Cerca de 68.500 metros quadrados foram calçados pela administração pública até o ano de 1961.
Os
proprietários de logradouros beneficiados nem sempre reembolsavam com
rapidez o benefício recebido, fato que demonstrava não ser tão fácil
realizar serviços públicos, contando com a colaboração do contribuinte.
Quanto
à urbanização, além da abertura e pavimentação da avenida 11, no
quarteirão entre as ruas 18 e 20 e de alargamento da avenida 7, que
contribuiu para desafogar o trânsito de veículos na zona central,
melhorando ainda a sua fisionomia urbana. A administração pública
promoveu a construção da praça Cônego Ângelo.
Dentro
ainda do plano da construção desta praça, a prefeitura adquiriu da
Paróquia de São José a área de 3.769 metros quadrados, a fronteira à
matriz.
Pode
ainda ser incluído neste tópico sobre urbanismo, os esforços que se
desenvolveram em prol da ampliação e pavimentação do aeroporto Tito
Teixeira, cujo processo de realização foi seriamente prejudicado pela
crise pela qual atravessava o país. Os planos, com tudo, continuaram
sendo elaborados, um trabalho de colaboração entre a prefeitura e a
secretaria estadual de aviação e obras públicas. Logo que ficasse pronto
o projeto em questão, seria possível a doação à aeronáutica, da área
necessária após o que se poderia requerer a construção, com verbas
federais.
Promoveu
ainda a prefeitura, em estreita colaboração com a ELFISA, um
substancial ampliação do serviço de iluminação pública e o prefeito
David Gouveia também autorizou a assinatura de contrato para iluminação
do então distrito de Ipiaçu-MG.
O
prefeito David Gouveia preocupou-se muito com a manutenção de estradas e
caminhos. Além da aquisição e da reforma de máquinas, a prefeitura
montou uma oficina mecânica própria, que tornaram mais rápidos e mais
baratos os concertos em seus veículos e maquinas.
Paralelamente,
o serviço de terraplanagem de estradas e caminhos, de efeito
provisório, que se repetiam com freqüência, tinha a prefeitura procurado
executar serviços mais duradouros, ora por conta própria, ora com a
colaboração dos proprietários ou com o estado. Nas vias de comunicação
que se estendiam além do Rio da Prata, foram construídos vários aterros,
dentre eles um dentro da vila de Gurinhatã, outro no Ribeirão de São
Jerônimo, e nos dois lados da ponte do Rio da Prata, esta também
construída num trabalho de colaboração entre a prefeitura, o estado e os
produtores.
O
corte da Serra dos Patos foi reconstruído e revestido de cascalho,
enquanto um parte da estrada foi construída a outra reconstruída na zona
da Pratinha, ficando aberta outra via de acesso ao município de Santa
Vitória, percorrida pelos ônibus de carreira.
Construiu a estrada nova, ligando a estrada do São Lourenço ao município de Prata.
Uma
das vias de comunicação de maior tráfego do município era a ligação
Ituiutaba-Ipiaçu, que era também um dos poucos meios de acesso ao estado
de Goiás, através de Quirinópolis. Exigindo cuidados permanentes de
terraplanagem, ensaibramento e drenagem, a estrada em questão, para que
continuasse sendo utilizada, recebeu ainda várias outras obras
executadas pela prefeitura, tais como: Ponte, Bueiro do Ribeirão do
Pontal, no trecho Ipiaçu-Porto do Gouveinha e grande aterro recobrindo e
firmando parte das pantanosas margens do mesmo Ribeirão. A obra só foi
possível de realizar passou a contar com a “Showell”. Assim foi possível
assegurar o tráfego de Ituiutaba-Ipiaçu-Goiás, de vital importância
para toda região.
Tinha
mantido a prefeitura, permanente contato com os departamentos estadual e
federal de estradas de rodagem a fim de assegurar a construção e
asfaltamento da rodovia MG-176, ligando Ituiutaba a Capinópolis e da
rodovia BR-71 (hoje BR-365), no trecho entre o Trevo-Ituiutaba-Canal de
São Simão, trabalho que se estendia a uma intensa colaboração para
facilitar a instalação e as atividades das firmas empreiteiras das
citadas rodovias: A Minasco, a Pires e Albuquerque e a Paviterrana.
É
oportuno repensar, a respeito da ponte do Rio da Prata que a
prefeitura, além do trabalho desenvolvido junto aos fazendeiros,
industriais e comerciantes que concorreram com empréstimo para sua
conclusão, concorreu com 60 trabalhadores durante cinco dias e cinco
noites, entrando ainda com transporte, com parte do material e com a
construção de seus dois aterros, dando, outro sim, colaboração
financeira, com o pessoal e transporte, para a construção das pontes do
Salto.
Para
desenvolver tão intensa atividade na abertura, conservação e
melhoria das estradas, teve a prefeitura e contar com equipamentos à
altura. Foram adquiridos nesta gestão: um trator de esteira, marca
“KT-SO-P2” , importado da Alemanha Oriental, através de convênio entre o
Instituto Brasileiro do Café e a Associação Brasileira dos Municípios,
ficando para a prefeitura em apenas um milhão e quinhentos mil
cruzeiros, pagáveis em 5 anos; um trator marca “Oliver” equipado com pá
carregadeira por Cr$ 4.760.000,00; um caminhão basculante “Ford F-600” e
promoveu a reforma completa do trator “Caterpiller” e da moto
niveladora “Allis-Chalmers”, a primeira classe dessas máquinas
adquiridas na gestão anterior do prefeito Dr. David.
Além
desse material, servindo no setor rodoviário, adquiriu a prefeitura uma
perua rural Willys, um caminhão basculante para o transporte do lixo,
unidade equipada com coletor de lixo.
Um
dos problemas mais difíceis com que a cidade vinha se debatendo,
principalmente em vista de seu vertiginoso crescimento, era do
abastecimento d’água, para o qual se buscava uma solução foi elaborado,
mediante convênio entre a, prefeitura e Fundação Sérvio Especial de
Saúde Publica (FSESP).O prefeito Dr. David autorizou a construção de
varias escolas rurais.
Preocupou-se
também com a manutenção de cerca de meia centena delas e também da
Escola Noturna “Machado de Assis”. Criou o cargo de bibliotecário.
Foi
firmado convênio com a CARRPE (Companhia de Recuperação e Restauração
de Prédios Escolares) para reforma do Colégio “João Pinheiro”; doou um
imóvel situado na vila Natal, com área de 5200 metros quadrados, para a
construção de uma escola e firmado convênio com a Secretária Estadual da
Educação, para que se realizasse nesta cidade, um curso intensivo de
férias, com o fito de proporcionar às professoras municipais, o melhor
meio de se aperfeiçoarem, de forma a que ficassem em condições de
ministrar ensino mais eficiente.
O prefeito David adquiriu vários livros para a biblioteca.
Outra
iniciativa digna de mérito da prefeitura, em 1961, foi a assinatura de
um convênio com a Campanha Nacional de Merenda Escolar, mediante o qual a
Municipalidade tinha recebido farta contribuição de leite em pó para
distribuição entre os alunos das escolas municipais, o que concorreu
para a melhoria da saúde da infância escolar, tendo refletido no melhor
aproveitamento das lições ministradas.
Com
a completa paralisação das atividades do Distrito Florestal sediado
nesta cidade, a prefeitura tomou a seu cargo, a manutenção do horto
existente, passando a produzir mudas ornamentais para a arborização da
cidade e mudas de essências nobres, ou seja, de madeira de lei, para
distribuição, às dezenas de milhares, entre os proprietários rurais,
estimulando assim, com os mais proveitosos resultados, o reflorestamento
do município.
Construiu
no município, o reclamado “stand” do Tiro de Guerra N° 58, e
proporcionou também outras melhorias naquela dependência, tais como, a
sua arborização e ajardinamento.
Fez sua administração publica, por iniciativa do Executivo e da Câmara, as seguintes doações:
· Área para a construção do abrigo para a velhice desamparada.
· Área para a construção da Casa da Criança.
· Área para Loja Maçônica Ciência e Trabalho construir um albergue noturno.
· Área para a Associação dos Trabalhadores de Ituiutaba construir sua sede social
· Área para a Paróquia de São José construir escola primária.
· Área para a construção da cadeia pública (1500 metros quadrados).
· Área para instalação da usina de beneficiamento de algodão da CAMIG.
A
prefeitura adquiriu o relógio de 4 faces, destinado à torre da Igreja
Matriz de São José, permutando também um área com o Palmeira Clube, cujo
campo passou ao domínio municipal para a localização do Mercado e da
Estação Rodoviária.
Entre
os municípios mineiros de maior poder econômico, Ituiutaba estava em 7°
lugar. O prefeito David Gouveia autorizou a inscrição de Ituiutaba na
Associação Brasileira dos Municípios e inscreveu o município como sócio
do Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
Durante
a gestão de David Gouveia, foi inaugurada em Ituiutaba uma das maiores
unidade armazenadoras de ensilagem da CASEMG; foi instalado o Posto de
Saúde de ituiutaba, sendo que a prefeitura ajudou com verbas para a
construção do mesmo; foram fundadas diversas associações profissionais
no município; inaugurada uma filial da cooperativa dos produtores de
suínos do Vale do Paranaíba e instalada, anexa, uma fábrica de ração
balanceada na Avenida 25; foi inaugurada a Rádio Difusora em 1959 e foi
instalado o primeiro telefone automático.
Em
1960, a prefeitura concedeu verbas para o prosseguimento das obras da
construção do Hospital São José; para ampliação do Asilo de Dementes
José Dias Machado (hoje Sanatório José Dias Machado); para construção do
Orfanato da Sociedade de Senhoras de Proteção à Infância de Ituiutaba;
para a ampliação da escola Presbiteriana; e construção de escola da
Igreja Evangélica “Assembléia de Deus”.
“Um defensor intransigente do progresso e futuro de Ituiutaba”.
Dr.
David Ribeiro de Gouvia deixa seu nome registrado na história desse
município, sendo considerado um dos melhores prefeitos que já
administrou essa cidade. Reconhecido como um dos bem feitores da classe
menos favorecida, pois foi em seu governo que se criou a Lei 190,
possibilitando as pessoas pobres comprar um lote de terreno de
propriedade do município e poder construir sua casinha. Além de ter
alargado os horizontes do município, pois construiu estradas ligando-nos
aos municípiuos vizinhos.
|