João Martins de Andrade
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Agente Executivo 1912 a 1918 e 1923 a 1925
João
Martins de Andrade nasceu em Ituiutaba, no dia 24 de junho de 1874,
filho de Capitão Jerônimo Martins Andrade e Dona Ana Rosa Martins de
Andrade e casou-se com Dona Emerenciana Constança de Andrade.
Agente
Executivo nos períodos de 1912 a 1918 e de 1923 a 1925, inteligente e
diplomata, teve a felicidade de inaugurar a rodovia construída por
Fernando Alexandre Vilela de Andrade, e bem assim, o serviço telefônico,
ambos os serviços ligando Ituiutaba a Uberabinha (hoje Uberlândia),
isto no primeiro período de sua administração e, já no segundo período,
deixou tudo preparado para a construção do primeiro Fórum e do prédio do
Grupo Escolar “João Pinheiro”, então o único que existia em Ituiutaba.
Chefe
político desta comunidade, por mais de 30 anos, e nas suas lutas contou
sempre com o Senador do Estado de Minas Gerais, Camilo Rodrigues
Chaves.
Em
1915, Ituiutaba foi elevada a termo jurídico com o nome atual de
Ituiutaba, através da Lei nº 663 de 18 de setembro de 1915, que alterou a
divisão judiciária do Estado de Minas Gerais, continuando, entretanto, a
pertencer à Comarca do Prata, mas somente foi oficializada esta Lei
pelo Decreto nº 4.759 de 25 de abril de 1917, quando foi marcada a data
para a instalação do termo, o que se efetivou em 6 de julho de 1917, com
a posse do primeiro Juiz Municipal Dr Luiz Jefferson Monteiro (autor da
letra do Hino de Ituiutaba).
Fatos importantes do Agente Executivo João Martins de Andrade:
*Transporte:
As condições de transporte eram precaríssimas, pois o “carro de boi”
praticamente era o único meio de transporte, com sua lentidão peculiar e
gastava inúmeros dias de viagem, quase um mês.
*Primeiros fornecedores: Uberaba e São Pedro do Uberabinha (Uberlândia)
*Inauguração da rodovia Ituiutaba-Uberlândia construída pela Companhia Mineira Auto-Viação Intermunicipal.
A
partir de 1912, criou-se uma praça esportiva onde os moradores podiam
treinar, localizada na praça que existia onde hoje se acha localizado o
Fórum. Era ali o centro da praça denominado “Largo’”, onde aconteciam os
treinos e os times não tinham denominação, davam-se as formações os
nomes das cores Azul e Vermelha.
Em junho de 1912 a seca trouxe sede e miséria, grande preocupação para a região, a maior parte das cisternas secaram.
Em
1914, circulou o primeiro automóvel , nesta época inaugurou-se o
cinema, o jornal “Vila Platina” noticiou o acontecimento num versinho,
até hoje lembrado pelo povo:
“O povo desta cidade mudou muito de sistema,
de dia anda de carro e, de noite, no cinema”.
Em março de 1915, reúnem-se em Uberaba as autoridades para o primeiro congresso das municipalidades triangulinas.
No
campo comercial, em 1918, já existia com o nome de Martins & Cia.,
que o povo apelidou de “Lojas dos Martins” ou lá nos “Martins” e
posteriormente, se fixou como “Loja do Osório”.
Mais
ou menos em 1915, foi instalada a primeira máquina de beneficiar arroz,
situada na margem direita do córrego sujo e era movida à força
hidráulica. Ainda em 1918, a região foi assolada com a gripe espanhola.
Na segunda administração destacou-se as seguintes realizações:
a) Novo prédio do Grupo Escolar João Pinheiro, que veio a se instalar em 1927;
b) Em 1923, foi criado o Distrito de Santa vitória-MG;
c) Inauguração do serviço público de telefone construído pela Empresa Teixeirinha;
d) Construção de sarjetas;
e) Em 1925, foi construído o edifício do Fórum.