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João Martins de Andrade
 
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Agente Executivo 1912 a 1918 e 1923 a 1925 
 
João Martins de Andrade nasceu em Ituiutaba, no dia 24 de junho de 1874, filho de Capitão Jerônimo Martins Andrade e Dona Ana Rosa Martins de Andrade e casou-se com Dona Emerenciana Constança de Andrade.
Agente Executivo nos períodos de 1912 a 1918 e de 1923 a 1925, inteligente e diplomata, teve a felicidade de inaugurar a rodovia construída por Fernando Alexandre Vilela de Andrade, e bem assim, o serviço telefônico, ambos os serviços ligando Ituiutaba a Uberabinha (hoje Uberlândia), isto no primeiro período de sua administração e, já no segundo período, deixou tudo preparado para a construção do primeiro Fórum e do prédio do Grupo Escolar “João Pinheiro”, então o único que existia em Ituiutaba.
Chefe político desta comunidade, por mais de 30 anos, e nas suas lutas contou sempre com o Senador do Estado de Minas Gerais, Camilo Rodrigues Chaves.
Em 1915, Ituiutaba foi elevada a termo jurídico com o nome atual de Ituiutaba, através da Lei nº 663 de 18 de setembro de 1915, que alterou a divisão judiciária do Estado de Minas Gerais, continuando, entretanto, a pertencer à Comarca do Prata, mas somente foi oficializada esta Lei pelo Decreto nº 4.759 de 25 de abril de 1917, quando foi marcada a data para a instalação do termo, o que se efetivou em 6 de julho de 1917, com a posse do primeiro Juiz Municipal Dr Luiz Jefferson Monteiro (autor da letra do Hino de Ituiutaba).
 
Fatos importantes do Agente Executivo João Martins de Andrade:
 
*Transporte: As condições de transporte eram precaríssimas, pois o “carro de boi” praticamente era o único meio de transporte, com sua lentidão peculiar e gastava inúmeros dias de viagem, quase um mês.
 
*Primeiros fornecedores: Uberaba e São Pedro do Uberabinha (Uberlândia)
 
*Inauguração da rodovia Ituiutaba-Uberlândia construída pela Companhia Mineira Auto-Viação Intermunicipal.
 
A partir de 1912, criou-se uma praça esportiva onde os moradores podiam treinar, localizada na praça que existia onde hoje se acha localizado o Fórum. Era ali o centro da praça denominado “Largo’”, onde aconteciam os treinos e os times não tinham denominação, davam-se as formações os nomes das cores Azul e Vermelha.
Em junho de 1912 a seca trouxe sede e miséria, grande preocupação para a região, a maior parte das cisternas secaram.
Em 1914, circulou o primeiro automóvel , nesta época inaugurou-se o cinema, o jornal “Vila Platina” noticiou o acontecimento num versinho, até hoje lembrado pelo povo:
       “O povo desta cidade mudou muito de sistema,
        de dia anda de carro e, de noite, no cinema”.
Em março de 1915, reúnem-se em Uberaba as autoridades para o primeiro congresso das municipalidades triangulinas.
No campo comercial, em 1918, já existia com o nome de Martins & Cia., que o povo apelidou de “Lojas dos Martins” ou lá nos “Martins” e posteriormente, se fixou como “Loja do Osório”.
Mais ou menos em 1915, foi instalada a primeira máquina de beneficiar arroz, situada na margem direita do córrego sujo e era movida à força hidráulica. Ainda em 1918, a região foi assolada com a gripe espanhola.
 
Na segunda administração destacou-se as seguintes realizações:
 
a)     Novo prédio do Grupo Escolar João Pinheiro, que veio a se instalar em 1927;
b)    Em 1923, foi criado o Distrito de Santa vitória-MG;
c)     Inauguração do serviço público de telefone construído pela Empresa Teixeirinha;
d)    Construção de sarjetas;
e)     Em 1925, foi construído o edifício do Fórum.
 
 
 
 
 
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