Portal Ituiutaba
Menu
  MÉDICOS - HOSPITAIS 
  ESCOLAS 
  GALERIA DE PREFEITOS 
  LEIS 
  ITUIUTABA 
  CULTURA 
  CRÔNICAS 
  UTILIDADE PÚBLICA 
Endereço
Ituiutaba - MG
(034) 99951-9526
Fale Conosco

José Arantes de Oliveira (Interino)

321 visualizações

 

Prefeito - 1975

José Arantes de Oliveira nasceu em Ituiutaba, em 27 de setembro de 1934, filho de Elpídio Bento Arantes e Maria Conceição de Oliveira. Estudou no Grupo Escolar “João Pinheiro” e no “Educacionário Ituiutabano”, do saudoso Diretor e Professor Paulo Santos.

Foi eleito vereador pela primeira vez em 1962, pelo PTB, juntamente com o Prefeito José Arcênio de Paula. Foi vereador durante seis mandatos consecutivos. Em 20 de dezembro de 1970, foi diplomado pela Justiça Eleitoral que apurou 1.183 votos na eleição de 15 de novembro de 1970, para vereador, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores por três vezes.

Quando Fued José Dib foi prefeito de Ituiutaba, no período de 2 de janeiro de 1973 a 31 de dezembro de 1976, Fued pediu licença para viagem de núpcias e seu vice-prefeito Luiz Alberto Franco Junqueira, não quis assumir a prefeitura, por 15 dias, com protesto de tratamento de saúde também se licenciou, assumiu a prefeitura de Ituiutaba, interinamente, por quinze dias, o presidente da Câmara, vereador José Arantes de Oliveira, no período de 25/09/1975 a 10/10/1975. Como prefeito nesses quinze dias, construiu passeio na Rua 24, da Av. Minas Gerais até a Rua Tiradentes, beneficiando os estudantes do ex-Educandário Ituiutabano, que tinham que andar no meio da rua por falta desses passeios.

No seu primeiro mandato de vereador, José Arantes apresentou projeto criando em Ituiutaba a “Semana Inglesa”, em que o comércio fecharia suas portas, aos sábados, ao meio dia. Inicialmente, após a aprovação desse projeto, ao ser sancionado pelo prefeito José Arcênio de Paula, houve muita resistência por parte dos comerciantes que insistiam em ficar com as portas de seus estabelecimentos abertas, obrigando a prefeitura, a multar aqueles que não estavam respeitando a lei.

Para muitos, especialmente para economistas da época, à aprovação daquele projeto foi contraproducente para a nossa economia, para o comércio de Ituiutaba, pois obrigou as cidades circunvizinhas a criarem seu próprio comércio, provocando uma evasão de renda muito grande deste município, visto que, à população dessas cidades que aproveitavam os sábados e domingos, para virem fazer suas compras deixaram de fazê-las, provocando uma grande evasão de divisa do município. Se o projeto da “Semana Inglesa” rendeu dividendos políticos ao seu autor, o mesmo não ocorreu com a economia do município, que perdeu uma grande clientela dos municípios vizinhos, que aqui vinham fazer suas compras.

José Arantes deixa seu nome na história administrativa de Ituiutaba, como “Bem Feitor e Vilão”. Bem feitor porque apresentou um projeto que beneficiava os trabalhadores com relação à jornada semanal de trabalho. Vilão por que, em termos econômicos, o seu projeto foi responsável por uma grande evasão de renda do município de Ituiutaba, nos anos setenta, com reflexos, até hoje.

 

 

 

Pesquisa simples
  Digite a palavra:

 
Escolha o departamento:
Receber boletins
Digite seu nome:
Digite seu e-mail: