Portal Ituiutaba
Menu
  MÉDICOS - HOSPITAIS 
  ESCOLAS 
  GALERIA DE PREFEITOS 
  LEIS 
  ITUIUTABA 
  CULTURA 
  CRÔNICAS 
  UTILIDADE PÚBLICA 
Endereço
Ituiutaba - MG
(034) 99951-9526
Fale Conosco

ITUIUTABA CIDADE PÓLO E

UNIVERSITÁRIA

 

 "A  capital do Pontal, em 16 de setembro de 2019 vai completar 118 anos de

existência de desenvolvimento com excelente qualidade vida!"

 

106.742  visualizações

 

Ituiutaba - Cidade Pólo e Universitária, de um povo bom e hospitaleiro, que faz do trabalho a ferramenta do seu desenvolvimento. A principal cidade do Pontal do Triângulo Mineiro se destaca na arte, na cultura e na educação, vocacionada para a atividade agropecuária, comércio, indústria e prestação de serviços. Com uma infraestrutura invejável no campo da educação com inúmeras escolas de ensino fundamental, médio e universitário, escolas municipais, estaduais, particulares e federais. Conta com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); Faculdade Triângulo Mineiro (FTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), próxima do Parque do Goiabal, além de universidades virtuais como a UNOPAR e a UNIUB. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológica do Triângulo Mineiro (IFTM).

Possui duas estações de captação de água, uma no Ribeirão São Lourenço e outra no Rio Tijuco; uma estação de tratamento de água (ETA) com capacidade para abastecer 100% da população desta cidade com água tratada até 2030, Aterro Sanitário e a ERPAI – Estação Recuperação e Proteção Ambiental de Ituiutaba, responsável pelo tratamento de 92% do esgoto sanitário da cidade.  Tem praticamente 98% de pavimentação, cem por cento de distribuição de  rede de energia elétrica, faz varrição e coleta de 100% do lixo produzido na cidade. Desenvolve o projeto Ituiutaba Recicla, responsável pela separação dos resíduos orgânico e sólido, que depois de separados são depositados no Aterro Sanitário, onde recebe tratamento.

Na área de saúde tem dois hospitais particulares e um filantrópico, referência em saúde pública no estado; duas unidades de Saúde; um Hospital e Pronto Socorro municipais. O seu comércio é forte e ativo, onde à população de Ituiutaba e região encontram de tudo para comprar. Um parque indústrial em franco crescimento, com destaque para a Nestlé, a maior fábrica de leite em pó da América latina; a Syngenta responsável pelo tratamento de semente de milho para o plantio, uma das maiores do País; o Frigorífico JBS (Friboi), responsável pelo abate de 1.500 cabeças/dia e em operação uma Indústria de Álcool e Açúcar DP.

A cidade conta hoje com uma filial das Lojas Americanas e uma boa rede de supermercados e uma empresa atacadista (Mart Minas), sem falar no Bretas e Supra. Opera na área de prestação de serviços com muito profissionalismo. Possui um aeroporto moderno com uma pista de 1.800 metros de cumprimento por 30 de largura, com balizamento e iluminação, administrado pelo próprio município de Ituiutaba. Em fase de aprovação pela ANAC, para voos comerciais.  Ituiutaba vai mudar sua fisionomia viária e urbanística com a construção do Anel Viário, ligando o leste ao oeste e o norte ao sul. Ituiutaba tem hoje 120 mil habitantes. Têm instalado dois distritos industriais, Antônio Baduy e Manoel Afonso Cancella já contando com várias indústrias instaladas.

Suas entidades de classe, Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII), Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Professores de Ituiutaba (SINDIUTI), Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba (SIPRI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ituiutaba (SINTRI) são operosas e dinâmicas, propiciando através de suas ações um desenvolvimento certo para Ituiutaba. Destaque nacional com o concurso de Contos de Ituiutaba "Águas do Tijuco, em sua 3ª edição. Realiza uma das melhores festas agropecuárias (Expopec em sua 41ª edição) e a FECIT (Feira Comercial e Industrial de Ituiutaba, na sua 20ª edição).

Possui uma boa rede hoteleira e vários restarantes e Pizzarias. Tem três exelentes hospitais, sendo dois particulares e um público, e um Pronto Socorro. Particulares: Nossa Senhora da Abadia, São Joaquim - Publico São José e Pronto Socorro, Dr. Darci Andrade Furtado.

Na área de segurança conta com o 54º  Batalhão de Polícia Militar, tendo ainda: Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental. Tem a 20ª Delegacia Regional de Segurança Pública de Minas Gerais. Acaba de instalar uma vara da Justiça Federal para resolver os processos que dependem dessa área, anteriormente  encaminhados a cidade de Uberlândia.

A cidade de Ituiutaba com o lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal foi contemplada a partir de 2009, com mais de 9.500 unidades habitacionais, ensejando o surgimento de 18 novos bairros: Canaã 1 e 2; Buritis, Carlos Dias Leite, Tupã; Portal dos Ipês, Camilo Chaves, Nadime Derze 1 e 2; Residencial Drummond 1 e 2; Nova Ituiutaba 1, 2, 3 e 4; Jardim Europa;  Residencial Marcondes...; Gilca Vilela Cancella; Residencial Gerson Baduy e o condomínio Portal do Lago. Com a construção de todas essas unidades habitacionais, Ituiutaba é considerada hoje, a cidade brasileira, de seu porte que mais recebeu esse tipo de benefício, sem falar no moderno estádio que está sendo construído com capacidade para 18 mil expectadores. Estádio Julia Prado (Tijucão).

Os seus poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário são harmônicos e trabalham para o bem-estar da população.

A cidade de Ituiutaba que vai comerar 118 de existência oferece a sua população excelente qualidade de vida, de primeiro mundo, devido a infraestrutura invejável de que dispõe em todas os campos. Nos ultimos dez anos foram criados dezoito novos bairros, aumentando a expectativa de uma população de 120 mil habitantes.  Venha nos visitar, a cidade o aguarda de braços abertos.

 

Pesquisa simples
  Digite a palavra:

 
Escolha o departamento:
Receber boletins
Digite seu nome:
Digite seu e-mail: